quarta-feira, 10 de junho de 2009

Os Benefícios da Drenagem Linfática


A drenagem linfática é uma modalidade terapêutica que se caracteriza pela leveza e sincronia de seus movimentos, e pode ser usada na forma de prevenção, tratamento ou esteticamente. É uma massagem superficial que estimula a circulação linfática, auxilia no tratamento da celulite, funciona como método pré e pós cirurgico, além de eliminar o excesso de toxinas que ficam acumulados nas células e drenar os líquidos excedentes no organismo, melhora oxigenação e nutrição das células com ação relaxante.

O sistema linfático é formado por vasos que transportam a linfa, com as funções de defesa contra doenças, resposta imunológica e conservação das proteínas linfáticas. A massagem de drenagem linfática é o tratamento único para fazer a linfa estagnada circular, liberando, desta forma, o inchaço. É indicada para quase todas as pessoas, exceto casos de câncer febre, afecções
cutâneas e insuficiência cardíaca. É recomendada inclusive durante as cólicas menstruais e para gestantes, pois ajuda no desinchar!!!Atualmente muitas clinicas de estéticas ou salões precários
oferecem a drenagem linfática, mas devemos ter o cuidado na escolha do Profissional, procurar saber se ele tem boa formação e experiência suficiente, para podermos ter um resultado satisfatório, além de correr o risco de ficar com hematomas!!!!!(Já tive em minhas mãos muitas clientes que chegaram como se tivessem sofrido um acidente....provenientes de drenagens mau executadas......)

A drenagem tem efeito imediato, pois acaba com a água excessiva dos tecidos, agindo no organismo por até 48 horas.

Importante: **Não há eliminação de gordura, mas acontece a redução de medidas e desintoxicação**.

Os motivos que levam a estagnação da circulação da linfa são vários , entre eles: Vida sedentária,
(falta de exercícios físicos), situações pós cirúrgicas(mastectomia, lipoaspiração e inumeras outras cirurgias), traumatismos(fratura óssea, por exemplo), uso excessivo de sal ou açucares, etc.....Estas situações impedem a adequada circulação linfática, que causa a estagnação (represamento)da linfa e o edema(inchaço por acúmulo de líquido estagnado)também chamado de linfoedema(mais comum em extremidades como braços, pernas, tornoselos, joelhos e axilas)que ocorre também no corpo e no rosto.

Quando o linfoedema não é tratado torna-se crônico, causando deformações físicas, diminuição da mobilidade corporal, peso e desconforto.

**A Drenagem Linfática é recomendada para Manter a juventude, a saúde e o sistema imunitário!!!!**

MANUAL X APARELHO

A drenagem linfática é procurada principalmente para as pessoas que buscam amenizar a lipodistrofia ginóide(celulite). A massagem pode ser realizada manualmente ou através de aparelhos eletrônicos. Mas as fisioterapêutas consideram que a manual seja muito mais eficaz, já que seus movimentos são suaves no sentido da circulação linfática.

Por isso a necessidade de se fazer com um profissional preparado, e que conheça muiiiito bem os vasos linfáticos e linfonodos (gânglios).

A drenagem consiste em uma massagem com movimentos suaves e superficiais por todo o corpo, completamente sem dor, a não ser que a pessoa esteja com mta retenção, onde o tecido fica dolorido, mas é exatamente ai, que devemos tomar muito cuidado e utilizar de uma quantidade maior de manobras.

As manobras utilizadas são de deslizamentos sobre o trajeto dos vasos linfáticos e compressão e descompressão(bombeamento) na região dos linfonodos(gânglios), como na região das axilas, do pescoço, e inguinal(virilha).* O trabalho da drenagem deve ser constante*. Pois ela age progressivamente no organismo,estabilizando as funções e tornando o metabolismo mais rápido,
é ai que vai auxiliar na queima de gorduras, já com corpo em seu estado seco, nas próprias atividades do dia a dia perceberemos que nosso corpo vai mudando e as atividades do cotidiano, tornam-se mais leves. pois o inchaço torna nosso corpo cansado e as pernas pesadas.

Bom pessoal resumindo:
Efeitos posistivos-
  • Melhora oxigenação.
  • Melhora a defesa e ação antiinflamatória.
  • Aumento do potêncial reparador.
  • Dinamismo de todos os processos catalisadores de uma boa cicatrização
  • Dinamismo do perístaltismo dos coletores, e consequentemente, aumento do ritmo natural que se prolonga por horas após a drenagem.
  • Solicitação máxima da reabsorção.
  • Eliminação progressiva nas principais zonas de drenagem da êstase(estagnação) dos tecidos e de todos os resíduos tóxicos.

Dicas importantes:

  1. Sempre tentar manter o peso com uma alimentação saudável. O importante é fazer uma reeducação alimentar.
  2. Evite o acúmulo de gordura com a prática de exercícios físicos, o sedentarismo. Escolha exercícios que mais lhe agrada.
  3. Cigarro dificulta a circulação do sangue e faz aumentar a retenção de toxinas, portanto, não fume!!!!
  4. Beba de 1 a 2 litros de água por dia!! Para estimular a função renal e eliminar toxinas.
  5. Diminua a quantidade de sal, pois aumenta a retenção de líquido no organismo!!!
  6. Diminua os açucares e refrigerantes que é o que mais causam a celulite!!!Que nós odiamos tanto!!!!!!

-Sai fora Ninhadas!!!!kkkkkkkkk

Amigas esta é minha primeira dica, para todas as minhas amigas e clientes queridas....pois escolhi de falar de drenagem, que é o assunto que mais eu entendo e gosto!!!!

Beijos

Amigas....

Aguardo seus comentarios!!!!

3 comentários:

  1. Amei ter você aqui!!!! Bem vida a este mundo delicioso de blogs e amizades virtuais!!!! Super sucesso!!! Porque essas mãos valem ouro ( e centímetros a menos)... rsrrs BJos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida vc é demais Mara te admiro muuuito ....bjos

    ResponderExcluir
  3. Oii Mamãee!! Adorei seu blog, que legal!!
    Te Amo muitoo!! Beijooos

    ResponderExcluir

obrigada amigas pela visita no meu blog, venham sempre e deixem ai seus comentarios ....beijinhos!!!!